sábado, 1 de junho de 2013

Chernobyl

Era uma cidade próspera. Assim podia ser definida a cidade de Chernobyl.

Chernobil (Çernobil ou Чорнобиль) era uma cidade localizada no norte da Ucrânia, próxima a fronteira com a Bielorrúsia. A cidade era comum como qualquer outra, com exceção de que a energia era produzida por usinas nucleares.

Usina nuclear de Chernobyl


A usina foi construída em meados de 1970 com trabalhadores que não moravam na região. Durante o período a cidade vivia normalmente.

Em 26 de abril de 1986 houve problemas técnicos no reator que liberou uma nuvem radioativa que contaminou toda a cidade.

Localização de Chernobil (imagens de satélite)


Diferente do acidente nuclear no Japão, haviam pessoas morando próxima a usina que ficaram realmente deformadas. Veja o vídeo: 



Estranhas formações cristalinas altamente radioativas apareceram e foram chamadas de chernobilites.
Uma medida de descontaminação foi tomada, colocando um caixão ao redor do reator. Um caixão de aço e chumbo.

Imagine o que a radioatividade pode causar. Pessoas ficaram demasiadamente deformadas. Gestantes tiveram seus filhos com terríveis problemas como hidrocefalia e até mesmo mutações sobre-humanas. O mesmo problema ocorriam com animais e plantas.

Veja: 









Pessoas foram levadas para hospitais próximos e ficaram isoladas de outros pacientes. Muitos tiveram câncer e crianças não resistiram.

Hoje Chernobil é uma cidade fantasma. A radioatividade é ainda pesada e ninguém tem coragem de ir lá. A nuvem radioativa expandiu um pouco.



A radiação de Chernoyil permanecerá intensa pelos próximos cem mil anos.



Fonte: scaryuniverse.blogspot.com

2 comentários: